Os engenheiros são frequentemente propensos
a cometer erros. É por isso que constantemente tem que verificar tudo o
que fazemos. No entanto, os detalhes são por muitas vezes esquecidos. Embora
alguns desses erros são pequenos e podem ser corrigidos, a história tem
testemunhado alguns descuidos colossais que levaram a grandes catástrofes, e em
alguns casos são destinos de viagem populares.
A
torre inclinada de Pisa
Uma
das maiores atrações do mundo é realmente um resultado de um erro de
engenharia. Por mais de 800 anos, a torre inclinada de Pisa continua a
chamar a atenção em todo o mundo e é um destino popular para turistas. A
construção começou em 1173 em uma base instável que composta de lama, areia e
argila. Quando os engenheiros chegaram ao terceiro andar, a torre começou a
afundar no solo macio e inclinar-se em um lado. Eles tentaram corrigir o
problema, tornando as colunas e arcos do terceiro andar no lado norte afundando
um pouco mais alto. No entanto, a construção parou devido à agitação política e
só voltou um século depois. A torre foi fechada em 1990 por razões de
segurança e milhões de dólares foram despejados para estabilizar a estrutura e
configurá-lo de volta à posição que tinha em 1838. Engenheiros adicionaram
cabos para estabilizar a estrutura, e então foi escavado sob a torre, treliças
e contrapesos foram acrescentados.
Ponte Tacoma Narrows
Conhecido
como o "galope Gertie", a ponte Tacoma Narrows foi inaugurado em
Julho de 1940 e no momento em que foi a terceira maior ponte suspensa do mundo. O
seu apelido foi derivado de sensibilidade da ponte a ventos elevados, fazendo
com que chegasse a balançar e vibrar. Apenas quatro meses após a abertura,
a estrutura desabou embora sua única fatalidade foi um cão da raça Cocker Spaniel. Os engenheiros calcularam
as forças aerodinâmicas dentro do local, especialmente durante períodos de
ventos fortes. Assim, a ponte estava vulnerável a vibrações geradas pelo
vento. Uma ponte de substituição foi construída dez anos mais tarde, após
o fim da Segunda Guerra Mundial. Os restos da ponte original permanecem na
parte inferior do estreito de Puget, onde eles formam um dos maiores recifes
artificiais do mundo.
Usina Nuclear de Chernobil
Em 26 de abril de 1986, um reator
estruturalmente instável na Central Nuclear de Chernobyl, localizada na
Ucrânia, explodiu. Foi o pior desastre na usina nuclear da história,
resultando em um colapso nuclear grave. Materiais altamente radioativos foram
lançados na atmosfera e sobre uma extensa região geográfica na sequência da
explosão. Espalhou-se a até a Itália e até hoje mais de 500.000 mortes têm sido
associados a esta catástrofe. Em maio de 1986, cerca de 116 mil pessoas
que viviam num raio de 30 quilômetros tiveram que ser evacuadas e mais tarde
mudou-se para regiões mais seguras. O acidente foi causado por um projeto
do reator defeituoso, que foi operado com pessoal inadequadamente treinados e
regulamentos de segurança pobres.
Colapso da passarela do Hyatt Regency
2.000 dançarinos reunidos no pátio do Hotel
Hyatt Regency em 17 de Julho de 1981 paraa participar de um concurso de dança. Os
visitantes se reuniram em três passarelas suspensas no teto para que pudessem
observar as festividades no lobby abaixo. À medida que a noite avançava,
duas destas passarelas suspensas desabou, matando 114 pessoas e ferindo mais
216. As investigações sobre o colapso revelou sérias falhas de projeto na
estrutura que eram como resultado da falta de comunicação entre a empresa de
engenharia, Jack D. Gillum and Associates, e a empresa de construção Havens
Steel. Os engenheiros que tinham assinado fora dos planos perderam suas
licenças e o proprietário do hotel pagou mais de US$ 140 milhões em ações judiciais
para as vítimas e suas famílias.
Explosão da plataforma Deepwater Horizon
Um dos piores desastres ambientais da
história dos Estados Unidos, a Deepwater Horizon ocorreu em abril de 2010
depois de uma explosão através de uma sonda de perfuração de petróleo
britânica. 11 membros da tripulação foram mortos e estima-se que 180
milhões de galões de petróleo foi lançado para o abismo. Mais de 8.000
animais foram relatados mortos em apenas 6 meses após o derrame e mais de
25.000 km de litoral foi afetado, incluindo as costas do Texas, Louisiana,
Mississippi, Alabama e Flórida. A falha mecânica e o erro humano levou a
esta catástrofe colossal. A torre estava na fase final da perfuração de um
poço, na qual se reforça com concreto. Este é um processo delicado, pois
há possibilidade de os fluidos do poço serem libertos descontroladamente. No
dia 20 de abril de 2010 houve uma explosão na torre, e esta
incendiou-se.
Acidente do ônibus espacial Challenger
Apenas alguns segundos depois que o
ônibus espacial Challenger ser lançado em janeiro de 1986, ele se partiu e
matou todos a bordo. Resultou devido à falha de vedação do lado direito do foguete
de combustível sólido, permitindo que os gases de combustão quentes a fuga a
partir do lado do reforço e queimar através do tanque de combustível externo. Embora
os problemas com os anéis de vedação tinham sido conhecidos por nove anos, os
engenheiros continuam a ignorá-lo, como eles assumiram segurança foi assegurada
com a presença do segundo anel. Ansioso para lançar o ônibus espacial, os
gerentes da Nasa também ignorou os avisos de engenheiros que as temperaturas
baixas poderiam exacerbar o problema.
Inundação de melaço de Boston
Foi
um incidente ocorrido em Boston, Estados Unidos, em 15 de
janeiro de 1919, quando um grande tanque de armazenamento de melaço
arrebentou, espalhando o produto pelas ruas a uma velocidade estimada de 56 km/h,
matando 21 pessoas e ferindo 150.
O
desastre ocorreu na fábrica Purity Distilling Company, um tanque, com 15 metros de
altura, 27 de diâmetro e capacidade para mais de 8700 m3 arrebentou
repentinamente, lançando uma imensa onda de melaço a uma altura de
aproximadamente 3 metros, a uma velocidade de 56 km/h e pressão de 200 kPa.
A força da onda foi suficiente para quebrar as vigas da ferrovia elevada
adjacente e tirar um trem dos trilhos. Perto dali, construções
foram arrancadas de suas fundações e demolidas. Diversos quarteirões ficaram
cobertos de melaço, que chegou a alcançar uma profundidade de 60 a 90 cm.
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